Gustavo Rodrigues Rocha é professor adjunto no Departamento de Física da UEFS e professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/ UEFS, autor do livro “História do Atomismo: como chegamos a conceber o mundo como o concebemos”, trabalha com história e filosofia das ciências, com ênfase em história da física no século XX.
Bacharel em Física (2003) e Mestre em História da Ciência (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS (2015), com doutorado sanduíche no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), como bolsista CAPES-Fulbright, em Cambridge, Massachusetts, EUA.
Estágios de pós-doc, como “Bolsista Oxford-Templeton para a América Latina”, na Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), EUA, como parte do projeto “Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina” do Ian Ramsey Centre for Science and Religion (IRC) da Universidade de Oxford, Reino Unido, e como pesquisador visitante convidado no Stellenbosch Institute for Advanced Studies (STIAS), África do Sul.
Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), da History of Science Society (HSS), da British Society for the History of Science (BSHS) e da European Society for the History of Science (ESHS), assim como membro associado da Inter-Divisional Teaching Commission (IDTC) da International Union of History and Philosophy of Science and Technology (IUHPST) e editor associado do periódico Transversal: International Journal for the Historiography of Science.